top of page

Vida Breve, mas não em vão!

Às 23h do dia 17 de Agosto de 2007, uma fatalidade na RS 115 levou a Jheny – formanda do ensino médio – 16 anos, para sempre, e mudou a trajetória da vida da família Schirmer. 

pexels-aaron-burden-2449543.jpg

RE (COMEÇO)

Às 23h do dia 17 de Agosto de 2007, uma fatalidade na RS 115 levou a Jheny – formanda do ensino médio – 16 anos, para sempre, e mudou a trajetória da vida da família Schirmer. Em função da ida de sua filha e ex-aluna querida para junto de Deus, Airton se afastou das atividades de professor por um tempo e foi buscar refúgio em uma Escola de periferia, com outra função. Embora seja professor de Matemática habilitado, o acordo era trabalhar no laboratório de Informática e afastado do contato direto com alunos. Mas dentro do primeiro semestre de 2009, em função da desistência de quatro professores devido ao fator comportamental dos alunos, acatou o pedido da Escola e voltou a lecionar matemática em sala de aula. Foi nesse contexto que recomeçou esta trajetória tão valorosa para a cidade de Taquara, idealizada e posta em prática pelo Professor Airton e sua família, e carinhosamente batizada de VIDA BREVE.

Jenny.jpg

NA SALA DE
AULA

Breakdance nas exatas

Airton Schirmer, atual presidente e idealizador da Vida Breve, construiu sua trajetória profissional como professor de matemática e de Filosofia. Foi através de sua empatia e motivação em ajudar o próximo que, em plena sala de aula, deu-se o início de uma história de entrega e dedicação que se transformou na ONG Vida Breve.

Em suas aulas, Airton não adotava o chamado espelho de classe, onde os alunos se colocam em fila.

Em uma de suas aulas, enquanto passava exercícios no quadro, alguns alunos jogavam-se ao chão e começavam a fazer passos de breakdance, aproveitando o amplo espaço no meio da sala. 

Após algumas tentativas sem sucesso para dar continuidade na aula de cálculos, um acordo entre as partes foi a solução do impasse: formar um grupo de Hip Hop com aulas práticas sobre geometria, noções de espaço, ponto, reta e plano, onde as avaliações seriam implícitas.

O resultado? Aquele ano letivo foi extremamente positivo!

Conheça mais sobre a história no quadro Um Por Todos e Todos Por Um, do programa Caldeirão do Huck!

OBJETIVOS

Praticar a Inclusão Social;

3.png

Trabalhar na prevenção a violência e ao uso de drogas;

Fortalecer a auto-estima;

4.png

Incentivar o comprometimento, a solidariedade e o trabalho em equipe;

5.png
6.png

Trabalhar em parcerias e fortalecer valores;

Formar Multiplicadores;

7.png

Reduzir o índice de evasão escolar;

8.png
9.png

Diminuir os atos de discriminação racial;

Possibilitar a formação de pessoas e por consequência, comunidades melhores.

10.png
bottom of page