CAPACITAÇÃO SOCIAL

 

Conheça a Proposta de Formação Nacional da ONG Vida Breve

 
TEXTO 9.jpg

TEMA

                                                                   

“Às vezes, para que uma criança ou adolescente obtenha o sucesso escolar e, por consequência, melhores chances na vida, é preciso tirar a Escola de dentro da Escola, e depois trazê-la de volta”.

 

LOCAL DA CAPACITAÇÃO

Taquara, RS, Sede da ONG Vida Breve ou a combinar.

 

PÚBLICO ALVO

Líderes Sociais, Equipes de Assistência Social,

Educadores e Educadoras Sociais, Professores(as), Psicólogos(as) Agentes de Saúde,

 Acadêmicos(as), Oficineiros(as), Casas de Acolhimento, Monitores(as), Carcereiros(as), Agentes da SUSEP e/ou correlacionados.

 

TEMAS ESPECÍFICOS

  • EDUCAÇÃO (SOCIAL) PÓS ESCOLA: O que é, onde acontece, quem “comanda”, como procede, pra que e para quem servem, por que em alguns lugares dá certo e em outros não...

  • ARTES URBANAS: Como surgiu, o que são, como desenvolver ou adquirir habilidades, como melhorar um ambiente a partir delas...

  • ESTATÍSTICAS PERIFÉRICAS: Pesquisas, curiosidades e realidades comuns em vilas, favelas e em públicos de vulnerabilidade social de média e alta complexidade, porém pouco conhecido, discutido, medido ou trabalhado...

  • O OUTRO LADO DA INDISCIPLINA: Onde começa e onde termina a Violência? O dom da percepção – Agir antes que... , o que é (IN) Disciplina?

  • TEORIAS DA EDUCAÇÃO: Práticas “evolutivas” e Valores “atribuídos” e/ou aplicados;

  • TÉCNICAS E DINÂMICAS DE GRUPO: Dezenas de Técnicas (IN) “Comuns” coletadas ou “montadas” ao longo de décadas de experiência em Escolas, Zonas Periféricas, Casas de Acolhimento, Albergues, ONGs e Presídios. Tais dinâmicas são direcionadas para a participação voluntária (opcional) da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, visando o fortalecimento da Autoestima, dentre outras coisas.

  • MEIO AMBIENTE: Saibam mais sobre o maior Programa de Captação da América Latina.

  • DAS ENTIDADES: De que forma uma ONG, SCFVs, Escolas ou Casa de Acolhimento podem eventualmente perpetuar e formar novas gerações, Vantagens e Desvantagens...

  • MULTIPLICADORES (Fase II e III): “TODOS SÃO MESTRES”...

 

OBJETIVO

A partir da prevenção, trabalhar por melhores resultados futuros, fortalecendo práticas da cultura de mediação de conflitos com foco na construção de Projetos de Vida Individuais e Coletivos, bem como fortalecer trabalhos de base.

“Enquanto a Sociedade age na Conseqüência, a solução adormece na fonte”.

 

JUSTIFICATIVA

De um modo geral no Brasil, o SCFV, o cotidiano de Casas de Acolhimentos e Escolas Periféricas, “mas não só”, têm enfrentado dificuldades em resultados benéficos e em longo prazo, no que diz respeito à implantação de Projetos de Vida para com seus atendidos. As dificuldades se dão por diversas questões, desde a agressividade crescente em nossa sociedade, a iniciação precoce em sexo, álcool e drogas, a indefinição mundial atual no quesito “Família”, passando ainda pela falta de opções de ocupação do tempo “deles”, até as poucas ofertas no nosso país no campo Capacitação e Formação para Educadores Sociais. Mediante este quadro, justifica-se a nossa convicção em reconhecer a necessidade de ofertar uma nova e diferente experiência a fim de auxiliar na busca por uma melhor sociedade de se viver.

 

METODOLOGIA

Treinar e oferecer diferentes habilidades e informações, buscando enriquecer o conhecimento profissional do Educador e/ou correlacionado, por meio de Encontros Presenciais e/ou On-line.

 

CARGA HORÁRIA

24h

“O conhecimento não nasce, ele se constrói a partir das trocas múltiplas de bagagens e vivências que cada um tem”.

 

CRONOGRAMA

Cada Tema Específico corresponde a uma aula com tempo estimado de 2h a 4h, podendo concentrar a carga horária total ou parcial por meio de combinação prévia com o público alvo ou contratante, embora os melhores resultados se deem por encontros separados.

 

CERTIFICAÇÃO

Entrega de Certificado ao final do Curso mediante 100% de presença, válido para Atividades Extras Curriculares com aceitação plena em Cursos de Graduação, Pós, Mestrados, Doutorados, PHDs, Estágios ou afins.

 

APOSTILA

Tal material (MP4, MP3, PDF ou PPT) será disponibilizado aos participantes paralelos a cada Tema Específico.

 

VALOR

Inscrição individual por R$ 199,00 ou ENTRE EM CONTATO para verificar pacote por Turma a partir de 10 alunos(as).

 

PERÍODO

A Combinar.

 

ORGANIZAÇÃO

ONG Vida Breve.

 
 
APRESENTAÇÃO - INTRODUÇÃO.jpg

                                                                     MEDIADOR

Airton Ademir Schirmer

HISTÓRICO / TRAJETÓRIA

Aos 12 anos, abandonou a Escola para auxiliar no sustento da família.

Seu primeiro emprego foi como Catador de Bolas de Boliche na Sociedade 05 de Maio.

Aos 17 anos foi Presidente e Catequista da Comunidade Católica do Bairro Sta. Maria e iniciou sua Trajetória em Causas Sociais.

Em 1987, idealizou o Grupo Aprendizes, projeto SE TU LUTAS TU CONQUISTAS.

Criou e escreveu o primeiro Estatuto da Associação de Bairro da Vila Sta. Maria.

Por 25 anos trabalhou em Empresas de Calçados, sendo que a última delas oferecia bolsas de estudos, indo para lá com este propósito, reiniciou os estudos aos 27 anos de idade...

Anterior a isso e aos 21 anos, casou com Maria de Fátima, sua alma gêmea há 33 anos.

Foi Orador de Formatura do Ensino Médio.

Em 1996, ganhou o Prêmio de Melhor Companheiro (Ensino Médio) do Rotaract.

Dentre as várias especializações que cursou é habilitado em: Dinâmica e Postura de Palco, Coreógrafo, Oratória, Informática, Edição e Manipulação de Áudio & Vídeo, Teatro e Hip Hop.

Fez faculdade de Matemática e tem meados de Filosofia.

É Mestrado em Liderança Social pela Falcons University.

É Formando de Pós Graduação em Mediação de Conflitos.

Aos 31 anos e já Pai de Jenifer, iniciou sua curta carreira de Professor, na qual lecionou Matemática e Filosofia por 10 anos. Neste espaço, instituiu na EMEF Rosa Elsa Mertins, um Projeto Transdisciplinar intitulado “Em Busca de Nossos Valores” e recebeu o Título de Quarto melhor Projeto Educacional do País no ano de 2003, no Instituto Ayrton Senna, ao qual foi representar a Região dos Vales nesta oportunidade.

De 2003 a 2008, foi Professor e Coordenador do Ensino Médio Regular, da EJA (Educação de Jovens e Adultos), coordenador e mentor de Tarefas das Gincanas da Escola Cenecista Dr. Edmundo Saft.

Em 2004, foi Idealizador /fundador da EKIVOKADUS (Organizadora regional de Gincanas).

É Instrutor de Equipes de Educação, CRAS e CREAS das Regiões dos Vales do Sinos, Paranhana e Encosta da Serra desde 2005.

Foi paraninfo de Formandos 13 vezes, e o seria também da sua própria filha Jenifer Schirmer, mas quis o destino que isso não fosse possível.

Em meados de 2007 e já pai da sua outra filha, Viviane Danúbia Schirmer, uma fatalidade na volta para casa do colegial noturno, interrompeu os sonhos de uma adolescente e levou a Jenifer, formanda do Ensino Médio e pré-vestibulanda da Faccat, mudando a vida de sua família para sempre...

Através de um texto de título VIDA BREVE, lido por ela em sua última aula, nasceu uma ONG, que até hoje segue alterando trajetórias e melhorando a sociedade.

Em 07 de Janeiro de 2009, foi assinado pelo Professor e demais presentes, uma Determinação Judicial no Ministério Público, que “comprometeu” o DAER a instalar Quebra Molas, gradis, iluminação, calçada lateral, sinalizações e Redutores de Velocidade nos kms de zero a três da RS 115, o que contribuiu para uma redução de 82% nos índices fatais.

Em 2010, foi introdutor do Programa “Piloto” MAIS EDUCAÇÃO no Município.

Desde 2011, é mediador nos Temas Resolução de Conflitos e Auto Estima no Presídio Estadual de Taquara.

De 2010 a 2014, foi Presidente do PPV (Programa de Prevenção a Violência) que viabilizou a construção de uma Quadra Poliesportiva no Loteamento Eldorado, como forma de reduzir os índices das diversas formas de violência.

De 2011 a 2012, foi Diretor do Centro Educacional Índio Brasileiro Cezar, e implantador da Cultura do Cinema Aberto, também conhecido como Cinema de Rua, hoje além da função itinerante, é centralizado e atua de modo permanente na nova Sede da ONG Vida Breve, com capacidade para até 70 pessoas.

De 2013 a 2018, coordenou Oficinas e ministrou Capacitações nos municípios de Campo Bom, Rolante e Riozinho.

Desde 2012, é Educador Social e Oficineiro do Lar Padilha, aonde replica a idéia do Grupo Aprendizes na íntegra.

De 2014 a 2015, participou da Criação do Livro dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes do Estado do Rio Grande do Sul, através da AMENCAR.

Em 2015, foi referência nacional no quadro Um por Todos, Todos por Um do Caldeirão do Huck.

Em 2016, recebeu o título honorário de Cidadão Taquarense.

Em 2017, conquistou o Prêmio LIONS Educação Municipal.

Em 2019, recebeu o Prêmio LIONS Educação Região Sul do Brasil.

De 2017 a 2019, foi idealizador e coordenador do Projeto STREET LIFE, CREAS, Igrejinha, RS.

Em 2019, foi Ministrante da Oficina CIDADANIA, do Projeto CRIANÇA ESPERANÇA & LAR PADILHA.

Em 2020, foi mediador e capacitador das Oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na cidade de Parobé/RS.

Em 2021, é intermediador do Projeto PETAQ X Recomeçar, integrando Taquara – RS e Poa – SP na reinserção de egressos.

É escritor e autor do Livro PASSAGENS (textos, crônicas & contos) pela Editora Cidadela.

É fundador e idealizador/presidente da ONG Vida Breve de Taquara, RS, na estrada há 14 anos e atualmente com 400 atendimentos semanais para crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade social de alta complexidade, sendo ostensivo às famílias.

 

MINISTRANTE

Equipe ONG Vida Breve & Parceiros(as)

 

CONTATO PARA INSCRIÇÕES INDIVIDUAIS OU P/ GRUPO

Fone: (51) 99264.0200
E-mail: viroucliptaq@yahoo.com.br ou
institutovidabreve7@gmail.com.

 
 

(51) 99264-0200

R. Cincinato Cardoso, 2900 - Santa Maria, Taquara - RS, 95612-700, Brazil

  • Google Places
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube

©2021 por ONG Vida Breve. Todos direitos reservados. CNPJ: 18.553.751/0001-09