Capacitação Social

Conheça nossa proposta de formação em Educação Social.

TEMA

As Ruas Falam

“Às vezes, para que uma criança ou adolescente obtenha o sucesso escolar e, por consequência, melhores chances na vida, é preciso tirar a Escola de dentro da Escola, e depois levá-la de volta”.

LOCAL DA CAPACITAÇÃO

Taquara, RS, Sede da ONG Vida Breve ou a combinar.

PÚBLICO ALVO

Equipes de Assistência Social, Educadores Sociais do SCFV, Professores, Agentes de Saúde, Acadêmicos, Oficineiros, Casa de Acolhimento e/ou correlacionados.

TEMAS ESPECÍFICOS

  • EDUCAÇÃO (SOCIAL) PÓS ESCOLA: O que é, onde acontece, quem “comanda”, como procede, pra que e pra quem servem, por que em alguns lugares dá certo e em outros não…
  • ARTES URBANAS: Como surgiu, o que são, como desenvolver ou adquirir habilidades, como melhorar um ambiente a partir delas…
  • ESTATÍSTICAS PERIFÉRICAS: Pesquisas, curiosidades e realidades comuns em vilas e em públicos de vulnerabilidade social de média e alta complexidade, porém pouco conhecido, discutido ou trabalhado…
  • O OUTRO LADO DA INDISCIPLINA: Onde começa e onde termina a Violência? O dom da percepção – Agir antes que… , o que é (IN) Disciplina?
  • TÉCNICAS E DINÂMICAS DE GRUPO: Dezenas de Técnicas (IN) “Comuns” coletadas ou “montadas” ao longo de décadas de experiência em Escolas, Zonas Periféricas, Casas de Acolhimento, Albergues, ONGs e Presídios. Tais dinâmicas são direcionadas para a participação voluntária (opcional) da criança, do adolescente, do jovem e do adulto, visando o fortalecimento da Autoestima, dentre outras coisas.
  • MEIO AMBIENTE: Saibam mais sobre o Programa Tampinha Legal. (por Diogo Correa)
  • DAS ENTIDADES: Passo a passo de como criar um CNPJ, de que forma uma Organização Não Governamental, SCFVs ou Casa de Acolhimento podem eventualmente perpetuar e formar novas gerações, Vantagens e Desvantagens…

JUSTIFICATIVA

De um modo geral no Brasil, o SCFV, o cotidiano de Casas de Acolhimentos e Escolas Periféricas, “mas não só”, têm enfrentado dificuldades em resultados benéficos e em longo prazo, no que diz respeito à implantação de Projetos de Vida para com seus atendidos. As dificuldades se dão por diversas questões, desde a agressividade crescente em nossa sociedade, a iniciação precoce em sexo, álcool e drogas, a indefinição mundial atual no quesito “Família”, passando ainda pela falta de opções de ocupação do tempo “deles”, até as poucas ofertas no nosso país no campo Capacitação e Formação para Educadores Sociais. Mediante este quadro, justifica-se a nossa convicção em reconhecer a necessidade de ofertar uma nova e diferente experiência a fim de auxiliar na busca por uma melhor sociedade de se viver.

OBJETIVO

A partir da prevenção, trabalhar por melhores resultados futuros, fortalecendo práticas da cultura de mediação de conflitos com foco na construção de Projetos de Vida Individuais e Coletivos, bem como fortalecer trabalhos de base.

“Enquanto a Sociedade age na Conseqüência, a solução adormece na fonte”.

METODOLOGIA

Treinar e oferecer diferentes habilidades e informações, buscando enriquecer o conhecimento profissional do Educador e/ou correlacionado, por meio de Encontros Presenciais.

CARGA HORÁRIA

10h

“O conhecimento não nasce, ele se constrói a partir das trocas múltiplas de bagagens e vivências que cada um tem”.

CRONOGRAMA

Cada Tema Específico corresponde a uma aula com tempo estimado de 2h30min a 4h (+ uma extensiva), podendo concentrar a carga horária total ou parcial por meio de combinação prévia com o público alvo ou contratante, embora os melhores resultados se deem por encontros separados.

CERTIFICAÇÃO

Entrega de Certificado ao final do Curso mediante 100% de presença, válido para Atividades Extras Curriculares com aceitação plena em Cursos de Graduação, Pós, Mestrados ou Doutorados.

APOSTILAS

Tal material será disponibilizado aos participantes paralelos a cada Tema Específico trabalhado.

VALOR

R$ 125,00 a hora ou R$ 1.250,00 o pacote para compromissos dentro do Rio Grande do Sul. Eventuais interesses fora da Região Sul, acresce-se passagem ou valor compatível para deslocamento.

PERÍODO

A Combinar.

ORGANIZAÇÃO
ONG Vida Breve.

MEDIADOR

Airton Ademir Schirmer
Formação: Ex Professor de Matemática e Filosofia; Oficineiro de Artes Urbanas; Palestrante e capacitador dos temas Prevenção a Violência e Educação Pós Escola; Experiência em Implantação de Projetos Sociais; Agente de Inclusão Social; Idealizador da ONG Vida Breve; Coordenador do Grupo Regional Aprendizes de Hip Hop e Poesia; Participação no Caldeirão do Huck como Referência Nacional na Educação para o Trânsito – 2015; Presidente do PPV – Programa (estadual) de Prevenção a Violência / 2010 – 2014; Prêmio 10º Melhor Projeto Educacional do Brasil Microsoft/Ayrton Senna – 2003; Prêmio LIONS Educação Rio Grande do Sul 2018/2019.

MINISTRANTES

Equipe ONG Vida Breve & Parceiros(as)

CONTATO

Fone: (51) 99264.0200
E-mail: viroucliptaq@yahoo.com.br ou
ongvidabreve@gmail.com.