Notícias Vida Breve

Novidades e notícias sobre as atividades da ONG.

Ong Vida Breve promoveu, no dia 30/07, uma Live em comemoração aos 30 anos do ECA (lei n. 8.069/90)

O Estatuto, promulgado em 13/07/1990, é um marco na legislação brasileira, inaugurando o princípio da proteção absoluta dos direitos das crianças e adolescentes.

Com um olhar voltado para à dinâmica local, a proposta dessa conversa on line foi trazer um pouco da experiência vivida por duas instituições reconhecidas na região (e no Brasil) como entidades que trabalham em prol da defesa dos direitos da criança e adolescente: ONG Vida Breve e Lar Padilha. Além delas, abordamos o trabalho do CREAS de Taquara

Foi uma oportunidade de conhecer um pouco do trabalho por elas desenvolvido com o foco nas conquistas e dificuldades nesses 30 anos do ECA. Como o tema é muito amplo, já ficou combinada uma outra LIVE para tratar dos aspectos relativos ao Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente – COMDICA, que é a instituição chave para a formulação e acompanhamento das políticas públicas infantojuvenis. “Apesar de existir há 30 anos, o ECA ainda é pouco conhecido da comunidade que ainda tem um pensamento voltado ao “menor”, termo pejorativo que foi extirpado pela nova doutrina da proteção integral e absoluta trazida pela Constituição Federal de 1988. Momentos como esse ajudam a mudar essa realidade, além de fortalecer o debate da defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, afirma Diogo Corrêa, que mediou a conversa.

CONVIDADOS:
Sor Airton Schirmer (presidente da ONG Vida Breve);
Viviane Danúbia Schirmer (Coord. de oficinas da ONG Vida Breve);
Lenara Carniel Balin (Psicóloga do CREAS de Taquara)
Fernandes Vieira Dos Santos (presidente do COMDICA e diretor do Lar Padilha)

A Live foi retransmitida pela página da TCA Internet: facebook.com/tcainternet

Link da LIVE no Facebook.