Notícias Vida Breve

Novidades e notícias sobre as atividades da ONG.

Mesmo enfrentando alguns contratempos técnicos, a Live “Vida breve, mas não em vão” trouxe muita emoção na noite da segunda-feira (17/08). Com a mediação do voluntário Diogo Corrêa, o evento on line se prestou para divulgação da entidade, contando um pouco da história dos mais de 14 anos de existência.  A ONG se notabiliza como uma instituição respeitada não só em Taquara, mas na região do Vale do Paranhana. São muitos os aspectos positivos do trabalho para a comunidade: diminuição da violência local, acolhimento de mais de 5000 crianças e adolescentes, atuando na base com muita prevenção, diminuição das distensões locais e parcerias com escolas e outras entidades locais.

Além disso, a ONG se consolida como um ponto de referência de uma grande parcela da comunidade taquarense. Em julho de 2020, tivemos um exemplo dessa importância: após a enchente no bairro, a ONG coordenou todo o apoio das famílias que tiveram diversos prejuízos. Para tal empreitada, conta com parceiros importantes, como o convênio com o Município de Taquara e o patrocínio das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT, além de outros valorosos parceiros e voluntários.

O voluntário Marcos Kayser abordou os aspectos referentes ao planejamento estratégico em implantação na ONG, ressaltando a importância da profissionalização da entidade. O Scopi vem sendo utilizado como uma ferramenta de apoio à organização estrutural da ONG, auxiliando um grupo de voluntários a traçar os próximos objetivos a serem alcançados. Ele foi cedido pela empresa, considerando a sua responsabilidade social, através do Projeto Brasil Planeja. “O planejamento é fundamental para que a entidade saiba onde está e onde pode e deve chegar”, afirmou Kayser.

O Professor Airton e a coordenadora das oficinas de dança, Danúbia Schirmer, trouxeram um pouco da história da ONG, que tem uma relação íntima e muito difícil para a família: o falecimento da filha mais velha do casal Fátima e Airton.

Depois do lançamento do Site e da Campanha de apoiadores, iniciaram as homenagens especiais para a família Schirmer. Em mensagens gravadas, a professora Sonia Mayer, os sobrinhos do Airton Jiro Shimoda e Diego Shirmer trouxeram relatos muito emocionados sobre a relação deles com a história da ONG.

Sônia foi a pessoa que inscreveu a ONG no programa Caldeirão do Huck, onde a família Schirmer foi vencedora em 2015 e conquistou uma sede nova.

Jiro foi um dos principais voluntários da ONG e teve sua vida muito influenciada por toda a filosofia lá aplicada. Hoje, ele mora com sua família no Japão e trouxe em seu relato o sentimento de gratidão pelo exemplo de empatia e força da família Shirmer, que fez da dor uma oportunidade de acolhimento social para milhares de crianças e adolescentes nesses 14 anos de história.

Já Diego trouxe um relato muito forte e verdadeiro, contando um pouco de como sua história é um exemplo de que o afeto no acolhimento da ONG traz resultados muito além do número de atendimentos. “São trajetórias de vidas realmente sendo modificadas e isso nos dá um enorme orgulho”, apontou Diego.

 

O evento foi retransmitido nas páginas do Facebook do Jornal Panorama e da TCA Internet. Para conferir a LIVE na íntegra, clique no link abaixo:

Vida breve, mas não em vão: 14 anos de estrada!