top of page

Missão

Acolher crianças, adolescentes e jovens das ruas, ocupando o tempo ocioso com ferramentas culturais, para alterar trajetórias e construir projetos de vida.

Visão

Ser uma referência no mundo do terceiro setor, ofertando trabalho de excelência na educação, cultura e inclusão social, impactando positivamente na sociedade.

Valores

Responsabilidade social, transparência, proatividade, todos são mestres.

Vida Breve, mas não em vão!

Às 23h do dia 17 de Agosto de 2007, uma fatalidade na RS 115 levou a Jheny – formanda do ensino médio – 16 anos, para sempre, e mudou a trajetória da vida da família Schirmer. 

RE (COMEÇO)

Às 23h do dia 17 de Agosto de 2007, uma fatalidade na RS 115 levou a Jheny – formanda do ensino médio – 16 anos, para sempre, e mudou a trajetória da vida da família Schirmer. Em função da ida de sua filha e ex-aluna querida para junto de Deus, Airton se afastou das atividades de professor por um tempo e foi buscar refúgio em uma Escola de periferia, com outra função. Embora seja professor de Matemática habilitado, o acordo era trabalhar no laboratório de Informática e afastado do contato direto com alunos. Mas dentro do primeiro semestre de 2009, em função da desistência de quatro professores devido ao fator comportamental dos alunos, acatou o pedido da Escola e voltou a lecionar matemática em sala de aula. Foi nesse contexto que recomeçou esta trajetória tão valorosa para a cidade de Taquara, idealizada e posta em prática pelo Professor Airton e sua família, e carinhosamente batizada de VIDA BREVE.

Design sem nome.png

Breakdance nas exatas

 

Airton Schirmer, atual presidente e idealizador da Vida Breve, construiu sua trajetória profissional como professor de matemática e de Filosofia. Foi através de sua empatia e motivação em ajudar o próximo que, em plena sala de aula, deu-se o início de uma história de entrega e dedicação que se transformou na ONG Vida Breve.

Em suas aulas, Airton não adotava o chamado espelho de classe, onde os alunos se colocam em fila.

Em uma de suas aulas, enquanto passava exercícios no quadro, alguns alunos jogavam-se ao chão e começavam a fazer passos de breakdance, aproveitando o amplo espaço no meio da sala. 

Após algumas tentativas sem sucesso para dar continuidade na aula de cálculos, um acordo entre as partes foi a solução do impasse: formar um grupo de Hip Hop com aulas práticas sobre geometria, noções de espaço, ponto, reta e plano, onde as avaliações seriam implícitas.

O resultado? Aquele ano letivo foi extremamente positivo!

Reconhecimento Nacional

Em 2015 fomos contemplados no quadro UPT, no programa do Caldeirão do Huck! 

Conheça mais sobre a nossa história e acompanhe todas as mudanças que ocorreram naquele ano.

 

Conheça mais sobre a história no quadro Um Por Todos e Todos Por Um, do programa Caldeirão do Huck!

bottom of page